Orientação sem Bússola

 
Se tem algo que um desbravador deve saber é se orientar. E sobre esse assunto a bússola é nossa melhor amiga. Porém, o que fazer quando não tiver uma bússola por perto. O cartão de companheiro na seção Arte de Acampar pede que o desbravador descubra os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola. Então vamos lá:
 
 
Se você não tem uma bússola, use um dos seguintes métodos para estabelecer a sua posição:
 
 
Posição do corpo - Abra os braços e gire o corpo até que o braço direito aponte para o nascer do sol e o esquerdo para o pôr-do-sol. À sua frente estará o norte e, ás costas, o sul. O sol nasce a leste e se põe a oeste.
 
 
 
Relógio - Gire o relógio em sua mão até que o ponteiro das horas aponte para o sol. Trace uma linha imaginária exatamente na metade entre o ponteiro das horas e o número 12 do relógio, e você terá, de um lado, o sul, e do outro, o norte.
 
 
 
 
 
Estrelas - No Hemisfério Sul, trace uma linha imaginária a partir do pé da cruz do Cruzeiro do Sul, cerca de quatro vezes e meio o seu tamanho. Trace outra linha a partir de duas estrelas bem brilhantes sob a cruz. O sul estará na linha do horizonte, sob este ponto.
 
 
Fazendo uma bússola - Se você estiver mais disposto, poderá também confeccionar a sua bússola. É muito simples. Você precisará de: Uma agulha, uma rolha de cortiça, um imã, uma faca, um vasilhame com água e durex. O procedimento é o seguinte: magnetize a agulha esfregando uma de suas extremidades no imã (de preferência sempre na mesma direção). Corte a rolha deixando-a como um pequeno cilindro e fixe a agulha imantada. Disponha o aparta dentro do vasilhame com água e observe o alinhamento da agulha conforme a figura.
 
 
 
Fontes:
 
LEMOS, Francisco.  Aventuras ao ar livre: guia para desbravadores. 2.ed. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005.
 
Orientação sem Bússola Orientação sem Bússola Reviewed by Pr. Thiago Alves on 08:00:00 Rating: 5

Um comentário:

Romário Bispo